Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica

Projeto Juçara

O Projeto Juçara, realizado pelo IPEMA em parceria com AKARUI, está fazendo o plantio de sementes da palmeira juçara, na Mata Atlântica, em Ubatuba. A juçara é mais conhecida pelo seu palmito, muito apreciado pelos consumidores e, por isso, corre perigo de extinção.

O Quilombo do Cambury realizou o plantio em diversas áreas da Mata Atlântica, onde a comunidade reside. Veja equipe e comunidade trabalhando juntas. Outros locais, como Ubatumirim, Praia Grande do Bonete e Quilombo da Fazenda também estão realizando ações de repovoamento da espécie, usando parte das sementes, produto da safra que se encerrou recentemente em Ubatuba.

Estas comunidades também estão produzindo mudas da palmeira através de viveiros comunitários e familiares implantados com apoio do projeto, estas mudas também são destinadas a garantir a recuperação da espécie na região.

Em parceria com o Parque Estadual da Serra do Mar e Fundação Florestal, o projeto realiza ações de repovoamento de juçara no interior do parque, onde equipes de guardas parque em conjunto com monitores e equipe do projeto realizaram, no Núcleo Picinguaba, plantio nas trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar.

O Projeto Juçara tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Você já experimentou a polpa da juçara batida com banana e cambuci? E com peixe? Se não, está em tempo. É muito nutritiva e saborosa!

Veja também Educação Ambiental na Escola